Notícias
16 Jan. 2020 Apresentação do Projeto «Facendo Camino» Com o objetivo de consolidar as rotas do Caminho de Santiago na Eurorregião Galicia - Norte de Portugal e representando um investimento total de 657 mil euros, foi hoje apresentado publicamente o projeto «Facendo Camino». Evento Depois de terem sido reconhecidos como o primeiro Itinerário Cultural do Conselho da Europa, em 1987, os Caminhos de Santiago têm vindo a afirmar-se como um dos principais elos de relação da Cultura Europeia.

Representando um investimento total de 657 mil euros, foi hoje apresentado publicamente o projeto «Facendo Camino», no qual estão envolvidas a Direção Regional de Cultura do Norte, a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte, o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Galiza-Norte de Portugal e a Agência de Turismo da Galiza.

Pretende-se com este projeto consolidar as rotas do Caminho de Santiago na Eurorregião Galicia - Norte de Portugal e promover o seu uso sustentável como um recurso cultural e natural transfronteiriço capaz de gerar atividades de turismo e atividades económicas que contribuam para o desenvolvimento socioeconómico deste território.

Objetivos principais:
Promover, salvaguardar e dinamizar os itinerários portugueses do Caminho de Santiago, enquanto fatores de desenvolvimento socioeconómico sustentável e contributo para a diminuição da sazonalidade e saturação dos itinerários na Galiza.

Promover a cooperação institucional para a gestão, conservação, valorização e promoção do Caminho de Santiago na Galiza e Portugal.

Ordenar a exploração turística do Caminho de Santiago, reduzindo o impacto negativo da atividade humana e potenciando o desenvolvimento económico sustentável.