Notícias
25 Out. 2019 Jornadas Técnicas sobre Pinturas Murais Transfronteiriças No âmbito do projeto PATCOM (Candidatura ao INTERRE V-A – POCTEP) vão realizar-se em Salamanca, nos próximos dias 14 e 15 de novembro, as Jornadas Técnicas sobre Pinturas Murais Transfronteiriças de Época Moderna, com a colaboração da Direção Regional de Cultura do Norte.


Nos dias 14 e 15 de novembro, realizar-se-ão Jornadas Técnicas sobre Pinturas Murais Transfronteiriças (Castela e Leão e Norte e Centro de Portugal) da Idade Moderna, na Faculdade de Geografia e História da Universidade de Salamanca.

A Junta de Castela e Leão, através da Direção Geral do Património Cultural da Conselharia de Cultura e Turismo, participa do projeto do Património Cultural em Comum, do programa INTERREG ESPANHA PORTUGAL 2014-2020, e organiza essas Jornadas Técnicas, com a colaboração da Direção regional de Cultura do Norte, em que se refletirá sobre o contexto artístico e cultural dessas manifestações artísticas, programando um conjunto de conferências e visitas técnicas nas quais participarão profissionais especializados portugueses e espanhóis.

No projeto foi dada continuidade, estendendo-o o noroeste da província de Salamanca, a um trabalho iniciado em 2012 na região de Sayago, em Zamora. Os estudos de catalogação e intervenção definem um foco próprio de decoração pictórica realizada em igrejas rurais por volta do primeiro quartel do século XVI por equipes de artesãos itinerantes que atendiam às demandas da área, porque também trabalham do outro lado da fronteira portuguesa, dando lugar para uma produção popular e acessível que responda a um conceito mais decorativo que artístico, simplificando a técnica para torná-la rápida e lucrativa. Apesar da modéstia de recursos e abordagens, esses artistas incorporaram as novidades estéticas da época, integrando modelos renascentistas na sua temática iconográfica. Uma manifestação que ilustra as mentalidades e visões de mundo da época e que tem vindo a ser descoberto nas últimas décadas com a remoção das caiações que as cobriam.

Jornadas Técnicas são realizadas em cooperação entre o Ministério da Cultura e Turismo e o Departamento de História da Arte-Belas Artes da Faculdade de Geografia e História da Universidade de Salamanca.

A entrada é gratuita na Faculdade de Geografia e História da Universidade de Salamanca, em C / Cervantes s / n, 37001 Salamanca, mas a inscrição é obrigatória.

As inscrições podem ser efetuadas aqui.